Assessoria de cobrança: 4 dicas ao escolher uma para a sua empresa

De antemão, é importante ressaltar que o mercado está cada vez mais competitivo e é […]

Por FASA COBRANÇAS

30 de agosto de 2021

De antemão, é importante ressaltar que o mercado está cada vez mais competitivo e é necessário que empresas se destaquem nesse dinamismo. No entanto, essa não é uma tarefa fácil e embora tenhamos também tantas tecnologias que facilitam e aprimoram o trabalho, os processos continuam sendo um problema.

A terceirização de serviços entra nesse contexto para amenizar as demandas diárias de uma empresa e fazer com que a gestão seja estratégica e não deixe de lado o maior propósito: desenvolver e fazer o negócio crescer. Por isso, o meio corporativo tem encontrado na terceirização a melhor saída para produtividade, economia e eficiência.

A assessoria de cobrança também tem sido a escolha de muitos gestores, já que a inadimplência é uma realidade e demanda muitos esforços. E ela pode fazer a diferença!

Bom, diante desses pontos é fundamental comentar o papel que a assessoria exerce em sua empresa.

O serviço contratado tem como função cobrar clientes inadimplentes e restabelecer o faturamento das empresas ao recuperar dívidas e manter a relação comercial. A cobrança pode ser feita de duas formas:

➔ Extrajudicialmente: É a mais indicada e tem maiores chances de manter uma boa relação com o cliente. Também é de baixa complexidade e tem como princípio realizar a cobrança de forma amigável.

➔ Judicialmente: Adotada quando todos os recursos extrajudiciais forem esgotados, necessitando de um processo judicial para realizar a negociação.

Portanto, o papel da assessoria é servir como uma aliada de empresas que não dispõem de profissionais especializados, estrutura e na maioria dos casos e o mais importante, que não possuem conhecimento de como realizar a cobrança de forma mais assertiva e dentro da legalidade.

4 dicas ao escolher uma para a sua empresa:

1. Pesquise sobre o histórico de atuação e reputação;

Avalie a reputação no mercado da assessoria contratada e garanta que estará confiando na cobrança de clientes importantes nas mãos de profissionais experientes e qualificados para desempenhar tal função. Errar nessa escolha pode ser arriscado e trazer problemas sérios como condutas desrespeitosas e descumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

2. Não pense em economizar;

O barato pode sair caro se você buscar economizar e optar por contratar terceirizadas que ofereçam um valor muito baixo, sem demonstrar profissionalismo e assertividade pra com o trabalho a ser exercido.

3. Confira quais condições de negociação serão oferecidas aos seus clientes;

Busque saber quais canais e meios de cobrança a empresa terceirizada utiliza para realizar negociações. Algumas já são ultrapassadas e outras possuem maiores chances de serem efetivas. Opte por aquelas que estão atualizadas no mercado de cobranças corporativas.

4. Se atente ao cumprimento das leis.

Ter cautela na hora de cobrar é imprescindível e por esse motivo, a terceirizada precisa ter profissionais qualificados, como advogados, por exemplo, em casos que precisem de processos judiciais.

Com vasta experiência na área da cobrança administrativa e judicial, a qual requer habilidade e empenho diário, a FASA Cobranças presta assessoria completa na realização de suas cobranças, adequando-se sempre às reais necessidades da sua empresa e aos perfis dos inadimplentes. Uma forma de prover baixos índices de inadimplência e descumprimento de contratos com estratégias inteligentes, seguras e, acima de tudo, eficientes.