Um mau pagador pode vir a se tornar um dos […]
Um mau pagador pode vir a se tornar um dos maiores problemas de sua empresa. Diante disto, seria ideal uma identificação prévia desse tipo de cliente, para sanar quaisquer possíveis dores de cabeça, que possam aparecer em uma negociação.
Entretanto, não é tão fácil perceber as características que o torna um inadimplente, difícil de ser cobrado.
Através desse ponto, é importante tomar alguns cuidados essenciais. Considerando que, um grupo de pessoas com débitos pendentes podem ser divididos em 4 categorias, como citado adiante: Devedor negligente, devedor ocasional, devedor viciado e o mau pagador. Sendo ele, o mais difícil de lidar.
Para entender melhor as formas de se defender desse tipo de cliente, confira a seguir alguns pontos que irão te fazer driblá-lo e as formas de evitar que sua empresa tenha prejuízos.
A princípio, é necessário entender o que é um mau pagador, bem como suas características. É importante frisar que existem outros perfis, onde é possível enxergar dificuldades ao cobrar uma dívida. São eles:
É de extrema importância analisar o perfil de cadastro de base.
Além de tudo, é de grande valia demarcarmos os perfis existentes no banco de dados, mantendo sempre as informações atualizadas, para que assim, seja possível identificar os padrões recorrentes entre um bom pagador e um mau pagador.
Através dessas informações, é possível preparar a sua equipe para lidar com as adversidades de uma cobrança. Fazendo com que seja possível abordar os clientes, de uma forma mais incisiva, com baixas chances de erro. Essa proposta também ajuda a conhecer exatamente o público com quem a sua empresa se relaciona, tornando possível rever os conceitos dos seus atuais clientes.
A partir do momento que você consegue identificar os tipos de clientes que a sua empresa já atendeu ou atende, se torna mais fácil pontuar os riscos que se corre, ao fechar futuros contratos com possíveis inadimplentes.
Sobre as questões a serem analisadas, estão entre elas os dados demográficos, como por exemplo os ganhos familiares e individuais, o grau de escolaridade, profissão, idade etc. Mas, é importante se manter cuidado, para não violar as diretrizes estabelecidas pela LGPD.
Bom, depois de entender a importância de demarcarmos os perfis dos clientes, bem como organizar e estudar a sua lista de maus pagadores, é necessário entender o que fazer para evitar esse tipo de cliente. Por isso, preparamos uma lista de 4 ações prévias que te ajudarão a driblar o grupo de inadimplentes. Confira a seguir:
DICA BÔNUS: Mantenha a sua equipe muito bem preparada. É importante que você tenha um profissional especializado em cada momento do processo, desde a abordagem e venda, até a assinatura do contrato. Tendo em vista que as maneiras de interação são diferentes e muitas vezes o cliente não entende dessa maneira, prejudicando o andamento do negócio e o pagamento do débito. Por isso, mantenha um time adequado e diferenciado, cada qual, em sua função de regência.
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