Já parou para pensar na seriedade do problema que a […]
Já parou para pensar na seriedade do problema que a inadimplência causa em qualquer tipo de negócio?
Clientes que não pagam seus débitos, acabam causando desequilíbrio no financeiro da empresa, dificultando investimentos e o ritmo de caixa.
Toda empresa, que possui clientes com débitos em aberto, quer ser capaz de ter melhores resultados e reduzir custos na hora de cobrar os inadimplentes. Por isso, faz-se necessário um controle dessas pendências, que não pode ser feito de qualquer maneira.
É preciso contar com uma política de cobranças eficiente.
A política de cobranças nada mais é do que uma orientação geral do trabalho realizado por sua empresa no ato da cobrança, aos débitos em aberto dos clientes. Ela envolve, então, um cronograma para notificar e cobrar o devedor, além de estratégias de relacionamento com ele.
Assim, ela busca garantir não apenas o pagamento da dívida, mas também a fidelização do cliente, através de um processo de cobrança preferencialmente amigável.
A política de cobranças é a melhor forma de definir padrões, limites e regras para as atividades de cobranças realizadas, dentro de uma empresa.
Ter a padronização dos procedimentos de trabalho é fundamental para garantir a qualidade da cobrança e da gestão de contas a receber. Cada empresa deve criar a sua própria política, levando em conta as características, estratégias e necessidades do seu negócio no mercado.
Para estabelecer uma política de cobranças eficiente é preciso seguir alguns pontos. Por isso, separamos 3 deles para compartilhar com vocês:
O primeiro passo para ter uma boa política de cobrança é estruturar suas práticas no que classifica a legislação.
Sem ter um cuidado adequado com esse fator, sua empresa acaba ficando vulnerável a processos, multas e até prisão. Assim, uma cobrança inadequada pode levar a algo ainda pior do que a inadimplência.
Esse passo é fundamental para uma política de cobrança eficiente. Os limites financeiros de sua empresa precisam ser avaliados e incluídos no documento, para evitar que a inadimplência acabe gerando problemas maiores.
Tenha sempre um perfil completo de seus clientes, com nome, CPF, endereço e diversas formas de contato, como telefone e endereço de e-mail.
Busque pedir esses dados já na hora da compra/contratação de serviços, e mantê-los atualizados, conferindo com o cliente sempre que possível.
Para ter todas as vantagens que a política de cobranças pode oferecer, o documento deve ser claro, abrangendo todos os detalhes importantes e realmente instruir no momento da recuperação de crédito.
Conte com a FASA para auxiliá-lo nesse processo. Com uma assessoria de cobranças simplificada, reconhecida e bem estruturada sempre prezando pela máxima eficiência, transformando inadimplência em receita e entregando resultados em todo o território nacional.
Conheça mais sobre nós e nosso trabalho acessando o nosso Instagram e Linkedin.