Política de Cobranças: Devo ter uma em minha empresa?

Já parou para pensar na seriedade do problema que a […]

  • cobrança
  • 25, maio 2022
  • 2 min de leitura

Já parou para pensar na seriedade do problema que a inadimplência causa em qualquer tipo de negócio?

Clientes que não pagam seus débitos, acabam causando desequilíbrio no financeiro da empresa, dificultando investimentos e o ritmo de caixa. 

Toda empresa, que possui clientes com débitos em aberto, quer ser capaz de ter melhores resultados e reduzir custos na hora de cobrar os inadimplentes. Por isso, faz-se necessário um controle dessas pendências, que não pode ser feito de qualquer maneira. 

É preciso contar com uma política de cobranças eficiente

A política de cobranças nada mais é do que uma orientação geral do trabalho realizado por sua empresa no ato da cobrança, aos débitos em aberto dos clientes. Ela envolve, então, um cronograma para notificar e cobrar o devedor, além de estratégias de relacionamento com ele. 

Assim, ela busca garantir não apenas o pagamento da dívida, mas também a fidelização do cliente, através de um processo de cobrança preferencialmente amigável.

A política de cobranças é a melhor forma de definir padrões, limites e regras para as atividades de cobranças realizadas, dentro de uma empresa. 

Ter a padronização dos procedimentos de trabalho é fundamental para garantir a qualidade da cobrança e da gestão de contas a receber. Cada empresa deve criar a sua própria política, levando em conta as características, estratégias e necessidades do seu negócio no mercado. 

Para estabelecer uma política de cobranças eficiente é preciso seguir alguns pontos. Por isso, separamos 3 deles para compartilhar com vocês: 

  1. Entenda a legislação que diz respeito à cobrança

O primeiro passo para ter uma boa política de cobrança é estruturar suas práticas no que classifica a legislação. 

Sem ter um cuidado adequado com esse fator, sua empresa acaba ficando vulnerável a processos, multas e até prisão. Assim, uma cobrança inadequada pode levar a algo ainda pior do que a inadimplência.

  1. Estabeleça os limites de crédito de sua empresa

Esse passo é fundamental para uma política de cobrança eficiente. Os limites financeiros de sua empresa precisam ser avaliados e incluídos no documento, para evitar que a inadimplência acabe gerando problemas maiores.

  1. Tenha um cadastro de clientes sempre atualizado

Tenha sempre um perfil completo de seus clientes, com nome, CPF, endereço e diversas formas de contato, como telefone e endereço de e-mail. 

Busque pedir esses dados já na hora da compra/contratação de serviços, e mantê-los atualizados, conferindo com o cliente sempre que possível. 

Para ter todas as vantagens que a política de cobranças pode oferecer, o documento deve ser claro, abrangendo todos os detalhes importantes e realmente instruir no momento da recuperação de crédito

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