Recuperação de crédito B2B: Estratégias eficazes para reduzir a inadimplência
A inadimplência no segmento B2B é uma realidade muitas vezes difícil de controlar ou resolver, […]
A inadimplência no segmento B2B é uma realidade muitas vezes difícil de controlar ou resolver, uma vez que envolve uma relação comercial importante para o financeiro das empresas.
Quando falamos em um cenário de crise econômica, a dificuldade aumenta ainda mais: são milhões de inadimplentes que se encontram com débitos e milhares de empresas preocupadas com as contas a fechar. A partir disso, surge a necessidade de recuperar o crédito e encontrar o melhor caminho para seguir.
A realidade, porém, é que ainda é bastante comum encontrar negócios que não possuem um procedimento de cobrança bem desenhado e estrategicamente definido. Resultado disso, é uma tomada de decisão tardia, quando a dívida já está praticamente perdida. Por isso, o primeiro passo para uma ação rápida e de fato efetiva, é estabelecer uma régua de cobrança, ferramenta que padroniza todo o processo.
Portanto, para quitar a dívida de um inadimplente, é preciso dar a ele caminhos que o façam voltar ao mercado de crédito e tornar-se ativo mais uma vez. Para tal, encontramos duas saídas:
➔ Cobrança Judicial: Processo iniciado junto ao Poder Judiciário com o intermédio de um juiz e advogados de ambas as partes. No entanto, só é recomendada quando todas as tentativas de negociação amigável já estiverem esgotadas, pois é um processo que além de demorado, a empresa tem de arcar com os custos do processo judicial.
➔ Cobrança Extrajudicial: Forma mais ágil e eficaz que se deve recorrer para solucionar. Com ela, a empresa mantém seu cliente ativo e realiza a cobrança de forma mais humanizada e amigável.
A partir disso, é fundamental ainda ter em mente que não se trata de um processo simples e que nem todo empresário domina o assunto para seguir toda a estratégia de maneira assertiva. Assim, por mais eficaz que seja, recuperar o crédito sem conhecimento prévio pode ser ainda pior e trazer ainda mais problemas. Logo, a terceirização é a saída mais segura, pois dessa forma a empresa garante vários benefícios, como:
1. Economia: Um serviço especializado saberá realizar com primazia a cobrança extrajudicial, evitando os custos que uma cobrança judicial pode gerar.
2. Relação comercial com o cliente: Não submeter o cliente a uma ação judicial possibilita que ele regularize sua situação sem tantos impactos emocionais e financeiros, de forma mais amigável e negociada.
3. Resguardo da imagem da empresa: Quando a sua empresa terceiriza a cobrança de dívidas, o retorno é uma imagem profissional de alguém que se preocupa com o cliente e quer mantê-lo por perto.
Concluindo, a terceirização ajuda não apenas o inadimplente a voltar ao mercado, mas também oferece ao credor o melhor caminho para manter o fluxo de caixa e o financeiro equilibrados.
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